O que está buscando?

Alunas do Sesi Campinas são premiadas na 9ª Mostra de Ciência e Tecnologia da 3M

O projeto D’Arte – Democratização da Arte em Espaços Socioculturais ficou em 1º lugar em Ciências Sociais

 Por: Sesi Amoreiras
23/11/202116:58- atualizado às 10:23 em 29/03/2022

Com um projeto de inclusão de pessoas com deficiência visual em espaços culturais, um grupo de estudantes do Sesi Amoreiras ficou em primeiro lugar em Ciências Sociais, na 9ª Mostra de Ciência e Tecnologia Instituto 3M.  O trabalho “D’Arte – Democratização da Arte em Espaços Socioculturais” foi desenvolvido pelas alunas do 3º Ano C: Beatriz Lopes Franco Ribeiro, Lisa Blattner e Maria Eduarda Silva Moura, sob a orientação da professora Ana Paula Tirolo Carazzatto.

A falta de inclusão de pessoas com deficiência visual em espaços culturais levou o grupo de estudantes da Escola Sesi Amoreiras a ter uma interferência ativa nessa situação, que assola a sociedade há séculos, criando um projeto que tem como objetivo democratizar o acesso à arte, facilitando a experiência de pessoas com deficiência visual e neurológica em museus e exposições artísticas.

As alunas trabalharam na criação e construção de um dispositivo para facilitar o acesso às obras e espaços culturais (museus e exposições de arte), incluindo as pessoas com deficiência visual.

Uma nova maneira de apreciar a arte foi criada, utilizando da tecnologia e de microcontrolador para moldar uma didática inovadora que dê autonomia para pessoas com deficiências visuais que anseiam por vislumbrar obras plásticas. Além disso, a criação de miniaturas 3D das obras a fim de auxiliar no reconhecimento tátil das ilustrações e/ou esculturas.

Projeto desenvolvido na unidade Sesi Campinas, na disciplina Eixo Integrador Interareas , sob orientação da professora Ana Paula Tirolo Carazzatto, direção escolar Fernanda Figueiredo e coordenação pedagógica Raquel Lot De Mattei.

Sobre a Mostra:

A Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M foi criada para incentivar o espírito científico e a criatividade de jovens estudantes da educação básica e técnica da região metropolitana de Campinas e de Ribeirão Preto.

A 9ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M integra o Desafio de Inovação Instituto 3M, que tem como principal objetivo a formação de professores para a prática das ciências e a orientação de projetos investigativos realizados por estudantes da educação básica. O Desafio de Inovação Instituto 3M é uma iniciativa do Instituto 3M e conta com a parceria do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), organizador da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE) e o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Leia também