O projeto escolar tem como objetivo apresentar "O Cortiço" com um olhar crítico e trazê-lo para atualidade
Por: Comunicação Regional - SESI Campinas
22/03/202411:43- atualizado às 11:54 em 22/03/2024
Em outubro de 2023, os alunos do segundo ano do Ensino Médio começaram a trabalhar em um projeto educativo no FabLab do SESI Amoreiras. Em parceria com os professores de diversas disciplinas, os estudantes deram vida a uma releitura contemporânea da obra literária naturalista "O Cortiço", de Aluísio Azevedo, explorando temas cruciais do século XXI, como o processo de urbanização nas metrópoles brasileiras.
A atividade multidisciplinar foi composta pelas seguintes matérias:
A partir da obra "O Cortiço", os alunos incentivados a refletir sobre questões como urbanização, favelização, gentrificação e políticas públicas urbanas. Por meio da construção das maquetes, utilizando materiais recicláveis e ferramentas fornecidas pelo FabLab, orientados pelo responsável do espaço, Rodrigo Mitica, os estudantes exploraram temas como saneamento, direito à cidade, moradia, espaços esportivos, lazer, cultura e questões trabalhistas.
Ao todo, foram elaboradas 24 maquetes por grupos de 8 a 9 alunos, resultando em uma exposição no espaço da Biblioteca Integrada em março de 2024. Este projeto foi essencial para vasto enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem multidisciplinar, do mesmo modo, destacou a importância de ampliar o ensino de literatura para além das salas de aula, promovendo o acesso à arte e à literatura como direitos inalienáveis, conforme enfatizado por Antônio Candido.
Este trabalho colaborativo entre alunos, professores e o FabLab Escola demonstra o potencial transformador da educação e a capacidade de inspirar novas gerações a se envolverem ativamente na construção de um futuro mais consciente e inclusivo.
Confira a galeria de fotos referente a exposição: