O que está buscando?

Alunos do Sesi de Campinas, Hortolândia e Valinhos são vencedores em competição internacional de robótica

Equipe SESI SENAI Nióbio recebeu dois prêmios na FIRST Robotics Competition

 Por: Sesi Amoreiras
20/05/202109:39- atualizado às 17:42 em 13/07/2021

Composta por alunos das Escolas de ensino médio Sesi Campinas Amoreiras, Hortolândia e Valinhos, que também estudam nas Escolas Senai de Campinas, a equipe Nióbio recebeu dois prêmios na cerimônia de premiação das equipes competidoras nos regionais da Flórida, Caribe e América do Sul, na competição de robótica FRC (FIRST Robotics Competition). O anúncio aconteceu no dia 11 de maio, através de uma Live. Na temporada de 2021, a competição foi online por restrições da pandemia Covid-19.

 

A equipe foi premiada no INFINITE RECHARGE AT HOME CHALLENGE, como campeã do grupo no desafio do robô (Skills Competition Winner Award). Nessa modalidade, as 1.302 equipes de várias partes do mundo, divididas em 52 grupos, tiveram que completar as missões virtualmente, determinadas pelo organizador (FIRST), com seus robôs funcionando em modo autônomo e teleoperador. Os vídeos das provas foram enviados para avaliação, totalizando 8.969 vídeos de robôs e 995 GB de dados.

 

O segundo prêmio foi para a integrante da equipe, Vanessa Silva, que ficou com o Dean’s List. Essa categoria premia o aluno que mais se destaca no desempenho dos valores compartilhados pela FIRST, como trabalho em equipe, liderança, inovação, descoberta, inclusão, inovação.

 

Nesse mesmo evento, também foram celebradas as equipes que conquistaram o prêmio de semifinalista no desafio de inovação (FIRST GLOBAL INNOVATION AWARDS). O time SESI SENAI de Campinas conseguiu a classificação para a semifinal com seu projeto que visa conectar pessoas com deficiências para praticar esportes adaptados de forma recreativa. De um total de 833 equipes participantes do mundo todo, 113 projetos foram selecionados para a semifinal desse prêmio. As únicas equipes brasileiras são SESI e SENAI São Paulo: além da Nióbio, foram selecionadas a Megazord (SESI SENAI Jundiaí) e Octopus (SESI SENAI Bauru).

Time Nióbio

 

 

Sobre a FIRST

 

Acrônimo de For Inspiration and Recognition of Science and Technology, a FIRST é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1989 pelo inventor americano Dean Kamen. O intuito da organização - e suas premiações - é estimular os jovens a seguirem carreiras nas áreas da ciência e tecnologia e se tornarem os novos líderes do século 21?.

 

As competições da FIRST acontecem desde 1992 e focam em promover valores importantes para o jovem, como descoberta, inovação, inclusão, trabalho em equipe e diversão.? A faixa etária dos participantes vai de 14 a 18 anos, que abrange alunos do Ensino Médio articulados do SESI e curso técnico no SENAI-SP.

 

Os alunos do SESI e SENAI-SP já receberam alguns prêmios das competições da FIRST Robotics Competition (FRC), que é um dos principais eventos do mundo na área de robótica para estudantes.

 

Equipe Nióbio Sesi Senai

 

Alunos:

Camila Silveira de Souza - Sesi Campinas 

Gabriel Germano Sotero Silva - Sesi Campinas 

Gustavo Miguel Roncada Meira – Sesi Campinas 

Isabelly Vitória Cardoso – Sesi Campinas 

João Vitor de Moura Virginio – Sesi Campinas 

João Vitor Montanari da Silva  - Sesi Campinas 

Larissa Matuo de Oliveira - Campinas 

Laura Marini – Sesi Campinas 

Livia Yasmin Araújo Amaral – Sesi Campinas 

Luis Eduardo Maciel Serrazes  - Sesi Campinas 

Maria Eloisa Martins de Araújo – Sesi Campinas 

Vanessa Mendes Vieira Silva – Sesi Campinas 

Gustavo de Melo Martins - Sesi Hortolândia 

Luiz Fernando Silva de Morais – Sesi Hortolândia 

Naiury Chaves da Silva – Sesi Hortolândia 

Matheus Henrique Fahl – Sesi Valinhos 

 

Equipe técnica de mentores:

Alex Sandro Payao Dos Santos - Senai
Michel de Moura Chaparro - Senai
Marcus Vinicius Begossi -Senai
Flavia Cristina Dozo - Sesi
Rodrigo Mitica – Sesi

 

 

Leia também