Programação gratuita terá espetáculos e ações com a temática de Circo-Teatro
23/10/202516:27- atualizado às 16:33 em 23/10/2025
O Centro Cultural Sesi Campinas realiza de 28 a 31 de outubro a 3ª Semana Teatro em Foco. Serão quatro dias de espetáculos e ações formativas gratuitas com o objetivo de democratizar o acesso à cultura para toda a comunidade e dar visibilidade à produção artística da Região Metropolitana de Campinas.
O projeto, que teve início em 2018 na unidade do Sesi Araraquara, será retomado em Campinas com a temática “Circo-Teatro: a palhaçaria como elo de ligação entre linguagens”.

A iniciativa nasceu do reconhecimento da presença ativa da cena circense na região, que abriga um número expressivo de artistas e grupos dedicados ao circo-teatro, linguagem que combina elementos do teatro popular com técnicas circenses, resultando em espetáculos lúdicos e atrativos.
A programação diversificada conta com recursos de Libras e Autodescrição e inclui peças teatrais, apresentações musicais, oficinas educativas e um bate-papo que trará uma reflexão sobre as narrativas e os espaços construídos através da linguagem circense.
O evento é aberto para toda a comunidade e para participar é necessário reservar os ingressos no site Meu Sesi. A entrada é gratuita.
28 DE OUTUBRO – TERÇA-FEIRA
15h e 20h – Shake Shake Show (teatro)
Neste espetáculo de teatro com música, palhaços e músicos contam quatro versões de William Shakespear, apresentando suas principais tragédias adaptadas pela Cia. Vagalum Tum Tum - O Bobo do Rei (Rei Lear), O Príncipe da Dinamarca (Hamlet), Bruxas da Escócia (Macbeth) e Henriques (Henrique V), com humor e poesia, especialmente concebido para divertir todas as idades.
29 DE OUTUBRO – QUARTA-FEIRA
16h e 20h – Benjamin, o Palhaço Negro (teatro musical)
O musical celebra a vida e obra de Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil. O espetáculo é interpretado por seis jovens artistas pretos que dão vida a inúmeros personagens que permearam a história de Benjamin. A narrativa dialoga com a vivência dos atores e atrizes em cena e, através da identificação, reflete sobre racismo e apagamento de narrativas pretas na arte.
18h30 – Circo de papel: crie seu trapézio e trapezista voador (oficina)
Entre no picadeiro da sua imaginação! Nesta oficina divertida e prática, transformaremos materiais simples como papel e papelão em um verdadeiro cenário de circo. Os participantes aprenderão a construir um mini trapézio funcional e um boneco trapezista articulado que pode "voar". É um convite ao faça você mesmo que explora a criatividade, a coordenação motora fina e o universo mágico das artes circenses em miniatura.
30 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA
15h e 20h30 – Atenção, Respeitável Público (circo-palhaçaria)
As palhaças Brigite Margô e Begônia apresentam ao seu respeitável público esquetes cômicos baseados na tradição brasileira circense de picadeiro. O espetáculo recria essa tradição ao afirmar a potência contida no humor da palhaçaria feminina, dando protagonismo a duas palhaças que ocupam o centro do picadeiro e fazem rir espectadores de todas as idades.
15h – Jogos Teatrais e Palhaçaria (oficina com Pamela Leoni e Drica Monticelli)
A oficina introduzirá os participantes em estados de presença dilatada e brincadeira. Vamos estudar a potência do “simples”, dar ferramentas para se criar conexão com o público e investigar a criação com autenticidade.
18h30 – Circo: Corpo, Discurso e Território (bate-papo)
O bate-papo reúne artistas e profissionais do circo para refletir sobre as múltiplas camadas de expressão presentes na linguagem circense, explorando como o corpo constrói narrativas, tensiona discursos e se inscreve nos espaços que ocupa. Mais do que uma conversa sobre estética e movimento, este encontro convida o público a pensar o circo como campo de disputa simbólica. O circo, como linguagem viva e coletiva, torna-se espaço de resistência, criação e transformação, onde o corpo é território político e poético.
31 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA
15h e 20h – Forró Circense (música e circo)
O espetáculo é uma varieté protagonizada por mulheres, sua poesia e singularidades, concebida por números das mais diversas linguagens circenses. A apresentação conta com música ao vivo, muito forró embalado ao som da sanfona, em um encontro gestado e parido por artistas circenses, acróbatas, malabaristas, equilibristas, aerelistas, palhaças e musicistas.
18h30 – Oficina de Pop-Up: Circo em Cartão
Venha criar uma lona de circo de papel. O pop-up é uma forma de arte que busca dar vida aos livros e cartões, criando um mecanismo de papel que soltam da folha, pulando em direção ao leitor.
19h – Vem buscar-me que ainda sou teu (teatro)
A turma do 6° semestre do curso de Artes Cênicas da UNICAMP compartilha trechos do espetáculo “Vem buscar-me que ainda sou teu” com direção do Professor Rodrigo Mallet. Uma companhia de circo mambembe tenta sobreviver ao cerco da indústria cultural e às rivalidades internas entre os membros nos bastidores. Uma tragicomédia que nos ensina que amar pode ser frustrante e fatal.
Serviço:
3ª Semana Teatro em Foco – Circo-Teatro
Data: 28 a 31 de outubro
Local: Centro Cultural Sesi Campinas – Av. das Amoreiras, 450, Pq. Itália – Campinas
Retirada de ingressos: site Meu Sesi (clique aqui)
Entrada gratuita