Foram contemplados 35 alunos da rede para o curso preparatório, oferecido pelo Sesi-SP, com mentoria exclusiva da Fundação Estudar, para participarem de processos seletivos das maiores universidades do mundo, com bolsa integral
Por: Comunicação Regional SESI Campinas
29/08/202409:22- atualizado às 14:18 em 05/09/2024
O Sesi-SP apresentou os 35 alunos, dos 3º anos do Ensino Médio da rede em todo estado, que foram habilitados entre mais de mil inscritos para participar do curso preparatório, gratuito para os alunos e pago pelo Sesi-SP, para os processos de admissão nas maiores faculdades do mundo, nas áreas de Engenharia, Tecnologia e Inovação e Ciências Aplicadas.
Foto: Karim Kahn (Sesi-SP)
Nesta segunda-feira, 26/08, os alunos e seus respectivos diretores das escolas Sesi-SP foram recebidos pelos gestores Sesi-SP e Senai-SP, na sede das instituições na cidade de São Paulo.
“É pelo brilhantismo de vocês que esse programa existe”, ressalta Josué Gomes, presidente da Fiesp, Sesi-SP e Senai-SP. Segundo relatou, ele ficou admirado com os alunos que tinham acabado de retornar de uma competição mundial de robótica e daí surgiu a a inspiração para a criação do Passaporte para o Futuro.
“Após realizarem uma exposição com tanta maturidade e brilhantismo, valia a pena oferecer bolsas de estudo integrais para as universidades ao redor do mundo que vocês escolhessem”, contou aos alunos presentes.
O superintendente do Sesi-SP, Alexandre Pflug, destacou que este é um momento extremamente especial, marcado pela oferta de educação desde o primeiro ano do ensino fundamental pelo Sesi-SP e pela integração das duas instituições no Ensino Médio, com formação profissional oferecida pelo Senai-SP.
“Hoje, além de ser Sesi-SP vocês também são Senai-SP. O interesse pelas ocupações industriais é a realização de uma grande etapa para conclusão do projeto que é o Passaporte para o Futuro”, comenta Pflug à primeira turma em que todos os alunos participam do quinto itinerário formativo, profissionalizante.
A mesma ideia é reforçada pelo diretor regional do Senai-SP, Ricardo Terra. “A indústria precisa muito da juventude brasileira. Acredito e tenho a certeza de que pela liderança da indústria de São Paulo, o Sesi-SP e o Senai-SP se propõem a essa missão de ter uma escola de classe mundial, para desenvolvimento de competências globais”.
“Vocês não só merecem, vocês dão a resposta. Vocês mostram a qualidade do aluno brasileiro, e por isso, acreditamos com absoluta segurança de que o Brasil tem um futuro brilhante, graças aos jovens brasileiros. Nós é que temos que agradecer”, conclui Gomes.
A segunda turma do Programa Passaporte para o Futuro contará com 3 alunos da Regional do SESI Campinas, que comemora após ter 1 aluno na 1ª turma, em 2023. Alícia Stella Scudilio, Sophia Bonetto da escola SESI Valinhos e Caio dos Santos Araujo Alves da escola SESI Campinas Amoreiras, poderão desenvolver as habilidades necessárias para concorrer as vagas nas melhores universidades do mundo, com o apoio dos especialistas da Fundação Estudar.
Passaporte para o Futuro 2025
Da primeira edição do programa, a instituição está embarcando 19 alunos para os cursos escolhidos, em instituições renomadas como Harvard, New York University, University of California, McGill University, University of Wisconsin Madison e Arizona State University.
Os participantes desta segunda turma, nos próximos quatro meses, (setembro a dezembro de 2024) serão orientados por especialistas da Fundação Estudar, abordando temas como a importância do desempenho acadêmico, provas SAT e ACT, exames de proficiência em inglês como TOEFL e IELTS, essays, college list, entre outros.
A mentoria consiste no desenvolvimento de conteúdo assíncrono em plataforma específica, com encontros presenciais e on-line para orientar, preparar e apoiar em relação a todas as etapas do processo de candidatura, em pelo menos uma das 200 melhores universidades do mundo, de acordo com o ranking da Times Higher Education 2024.
Os selecionados pelas universidades serão contemplados pelo Sesi-SP com bolsa integral para os custos previstos em edital, incluindo passagens, moradia, matrícula e mensalidades. O acompanhamento da instituição será durante todo o processo: desde o desenvolvimento do perfil acadêmico (testes, cartas de recomendação e entrevista) passando pela organização de visto e documentos.
Após a graduação, os alunos terão até 5 anos depois de formados, para atuar na indústria brasileira por pelo menos 2 anos, de acordo com o edital do programa.
O aluno do SESI Campinas Amoreiras, Caio dos Santos Araujo Alves em encontro com os gestores Sesi-SP e Senai-SP na FIESP, nesta segunda-feira (26)
Foto: Karim Kahn (Sesi-SP)
Sobre o programa
O Passaporte para o Futuro é uma iniciativa do Sesi-SP que oferece aos alunos da rede a oportunidade de conhecimento e a imersão em diferentes culturas e sistemas educacionais, para fomentar lideranças inspiradoras. Além disso, visa promover o fortalecimento da indústria nacional, para a inovação tecnológica de excelência que impacte os meios de produção, desenvolvimento de produtos e competição no mercado internacional.
Podem participar educandos da rede SESI-SP concluintes do 3º ano do Ensino Médio, com alto desempenho acadêmico e que tenham como projeto de vida cursar uma Universidade Internacional de excelência acadêmica em área de interesse da indústria nacional.
Entre os pré-requisitos para se candidatar estão ter bom desempenho escolar e inglês fluente. A realização de atividades extracurriculares e premiações em olimpíadas do conhecimento e de robótica, participação e organização de atividades sociais, culturais e esportivas Programa Sesi Esporte são diferenciais no desenvolvimento de habilidades e competências.
O programa atuará por meio da concessão de bolsas para programas de graduação nas áreas (ou correspondentes) de Engenharia, Inovação e Tecnologia (Ciência de Dados, Ciências da Computação, Engenharia de Software, Tecnologia da Informação, Sistema de Informação, Análise de Dados e Sistemas) e Ciências Aplicadas (Engenharia de Manufatura e Engenharia de Produção) em Universidades internacionais.
As bolsas cobrem os custos da documentação obrigatória (emissão de passaportes e vistos); testes de proficiência; passagem aérea e taxas de serviço; matrícula e mensalidades até o término do curso; auxílio permanência mensal, tendo em vista o local, subsídio das despesas com moradia, transporte, alimentação, seguro saúde e passagens aéreas para férias de inverno ou equivalente para realização de estágio.
A aluna do SESI Valinhos, Sophia Bonetto em encontro com os gestores Sesi-SP e Senai-SP na FIESP, nesta segunda-feira (26)
Foto: Karim Kahn (Sesi-SP)