O que está buscando?

Duas equipes do Sesi de Valinhos disputam campeonato de Fórmula 1 em miniatura, em São Paulo

As Escuderias Nitroneedles e PowerShot representam a região na categoria Fórmula 1 in Schools

 Por: Sesi Amoreiras
23/05/202214:49- atualizado às 16:27 em 25/05/2022

Alunos da Escola Sesi de Valinhos irão competir no Torneio Sesi de Robótica, na categoria Fórmula 1 in Schools, de 26 a 29 de maio. A competição será no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.

Na competição, destinada a jovens de 9 a 19 anos, as equipes devem projetar uma Startup, com a temática da Fórmula 1. Compostas por estudantes do oitavo e nono ano, as Escuderias Nitroneedles e PowerShot são treinadas pela professora Andressa Bruscato e o Orientador em Educação Digital Diogo Terumi Ueda, desde o início de fevereiro de 2022. Além do design do carrinho, que irá percorrer uma pista de 25 metros, as equipes também precisam conseguir apoio para desenvolver suas atividades e auxiliar a comunidade onde vivem, a partir do desenvolvimento de um projeto social.

“Criando memórias” foi a temática escolhida pela equipe PowerShot, com o objetivo de integração dos idosos na sociedade, a partir do resgate das memórias e das histórias de vida. A equipe recebeu cerca de 30 avós, com seus netos, a escola Sesi de Valinhos, para um dia de atividades e fortalecimento de vínculos.

A equipe Nitroneedles pensou em um projeto para integração das crianças e pessoas com deficiência dentro da sala de aula, expandindo as experiências para o mercado de trabalho. Os alunos desenvolveram um mapa em relevo e braile, para ser entregue a um professor com deficiência visual da rede municipal de Valinhos.  

 

Sobre o F1 in Schools

Realizado desde 2019, o programa F1 in Schools desafia estudantes de 9 a 19 anos matriculados em escolas Sesi a criarem empresas para competir em uma pista de corrida em miniatura. O campeonato, que faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1, reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros do início ao fim, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas.

Aqui, não é só a velocidade que conta: é necessário utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de F1. Nessa preparação para o mundo profissional, os jovens competidores precisam pensar em marketing, patrocínio, plano de negócios e estratégias em mídias sociais. Além disso, as equipes desenvolvem um projeto social, que pode ser usado como critério de desempate no resultado final.

 

Leia também