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Em terceira fase de competição, alunos do Sesi Valinhos lançam satélite na OBSAT

Os estudantes foram à São Carlos lançar o satélite chamado Artemis II e participar de mais uma fase da Olimpíada Brasileira de Satélites

18/10/202214:15- atualizado às 13:34 em 27/12/2022

No dia 9 de outubro, a equipe Space Bird (N1), da Escola Sesi Valinhos participou da terceira fase da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT 2021) em São Carlos, concluindo mais uma etapa do campeonato.

Junto aos familiares, a equipe acompanhou o lançamento do satélite e, de acordo com Andressa Bruscato, professora de Programação e Robótica do Sesi Valinhos e orientadora do time, a sonda lançada foi recuperada no mesmo dia e agora aguarda o envio do satélite à escola.

O projeto lançado é chamado Artemis II e foi desenvolvido em 2020, de forma on-line e em grupo. Os quatro alunos, Antonio Carlos Moleta, Beatriz Pereira Silva, Gabriel de Oliveira Anastacio e Pedro Monteiro da Silva, da 1ª série de Ensino Médio passaram pelas duas primeiras fases no começo de 2022 e a fase atual é uma vitória, pois além de avançar na competição, os estudantes podem ver seu trabalho, de fato, em funcionamento.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI tem abrangência nacional e foi concebida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. É organizada pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, junto à Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP).

O campeonato tem o objetivo de promover experiência e troca de conhecimentos entre alunos de ensino fundamental, médio, técnico ou superior. Possui ações práticas e teóricas em projetos de satélites de pequeno porte, promovendo cultura aeroespacial em ambientes escolares.

“A próxima fase tem previsão para dezembro de 2022, que contará com o projeto mais bem avaliado de cada região. Estamos na torcida para liberação da listagem”, comentou a professora.

De acordo com a diretora da escola, Marta Leardini Gonzaga, “esses momentos oportunizam nossos estudantes vivências que despertam o gosto pela ciência, pesquisa e tecnologia. A escola deve ser um espaço onde conhecimentos são construídos de forma prazerosa e lúdica.”

Parabéns, pessoal!

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