O que está buscando?

Exposição traz culturas tradicionais brasileiras para o Sesi Amoreiras

A mostra Criar, Fazer, Viver reúne obras do acervo do Museu das Culturas Brasileiras sob a curadoria de Vera Cardim. A visitação é gratuita pode ser feita a partir de 17 de dezembro

 Por: Sesi Amoreiras
09/12/202116:33- atualizado às 13:56 em 08/02/2022

O Sesi Amoreiras receberá a partir do dia 17 de dezembro a exposição Criar, Fazer, Viver, que traz para o Espaço Galeria 53 obras de arte indígena, peças da cultura caipira e cabocla, e de tradições de matrizes africanas. O público pode conferir a mostra até dia 19 de fevereiro de 2022, de terça a sábado. A entrada é gratuita, mas é necessário realizar agendamento prévio de visitas pelo sistema Meu Sesi.

Criar, Fazer, Viver é uma oportunidade de ampliar o acesso do público a` cultura popular e ao repertório visual tradicional de regiões distintas do país. Os bens culturais expostos – em tela, papel, barro ou madeira – documentam poéticas das mais variadas, confirmando a diversidade de referências e a potência instintiva do povo brasileiro”, ressalta a curadora da exposição Vera Cardim.

As criações selecionadas fazem parte do acervo do Museu das Culturas Brasileiras, pertencente ao Departamento de Museus da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, instituição referência em pesquisa e difusão do patrimônio cultural, material e imaterial, do povo brasileiro.

Destaque para o módulo que apresenta objetos do universo dos povos indígenas do norte do Pará e do Amapá Wajãpi, Tiriyó, Aparaí, Wayama, Palikur e Galibi Marworno, em especial três bonecas Karajá da região do Araguaia, no estado do Mato Grosso, coletadas na década de 1960 pelo pesquisador e escritor José Mauro de Vasconcelos.

Outro destaque são as obras de nomes reconhecidos no mercado das artes, como os pernambucanos Mestre Galdino e Mestre Vitalino, nomes fundamentais para a história da arte popular brasileira, e o mineiro José Valentim Rosa, com seus trabalhos em madeira, além de Maria Lira e Ulisses, com suas peças de cerâmica. Estão expostas também duas obras de Zé do Chalé, descendente do povo indígena Xocó, em Sergipe, as inconfundíveis máscaras de Ciça, e as cerâmicas da Mestra Irinéia, reconhecida em 2005 como patrimônio vivo no estado de Alagoas e de Juazeiro do Norte, no Ceará. Dois artistas paulistas também marcam presença na mostra: de Assis, Ranchinho, com suas pinturas, e de Araraquara, esculturas de madeira de Mestre Dito.  “Este último, pouco conhecido e não citado no mundo do mercado de arte, foi incluído na exposição como uma ilustração dos limites entre o reconhecimento público e a quase marginalização em que o artista popular muitas vezes se encontra”, comenta a curadora.

 

Sobre o projeto Espaço Galeria SESI-SP

A mostra Criar, Fazer, Viver faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografias específicas. 

 

Serviço: 

Exposição Criar, Fazer, Viver

Local: Sesi Amoreiras (Av. das Amoreiras, 450 – Pq Itália) 

Período: de 17 de dezembro de 2021 a 19 de fevereiro de 2022 

Horários: de terça a sexta, das 9h às 20h, exceto feriados

* Das 9h às 15h - aberta para agendamentos de ações educativas online com grupos escolares, agendados pelo e-mail caccampinas1@sesisp.org.br

** Das 15h às 20 h - aberto ao público com agendamento pelo MEU SESI.

Sábados das 9h às 19h, exceto feriados

Classificação indicativa: livre 

AVCB: 426277 – Validade 26/08/2022

Alvará: 989/2021 – Validade 26/07/2022

Informações: WhatsApp 19-996421499 ou 37724100

Entrada gratuita. Agendamentos de visitas pelo sistema Meu Sesi 

Leia também