O que está buscando?

Preconceito e cultura do medo são tema de espetáculo gratuito que terá seis sessões no SESI Amoreiras

As exibições acontecem nos dias 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de maio, com no Teatro do SESI Amoreiras, com o Grupo Quatroloscinco – Teatro do Comum

 Por: Marcela Silva | Comunicação SESI Campinas
25/04/202314:48- atualizado às 15:39 em 22/05/2023

Durante duas semanas, o Teatro do SESI Amoreiras receberá o espetáculo Ignorância, estreado em 2015 na Funarte, em Minas Gerais. A peça tem direção e dramaturgia de Marcos Coletta e Assis Benevenuto e atuação de Ítalo Laureano e Rejane Faria.

Em meio a trinta cadeiras, dois atores constroem situações cômicas e dramáticas que propõem diferentes pontos de vista sobre vícios sociais como o julgamento, a intolerância, o preconceito, a violência e a cultura do medo, incitando o espectador a uma postura crítica frente à ignorância humana.

O discurso de Ignorância se propõe político, mas poroso, e evita os discursos prontos e as verdades unívocas ao abordar o estado da ignorância por diferentes ângulos e matizes. Os atores tecem cinco breves situações conectadas por um jogo com trinta cadeiras espalhadas pelo palco. As cenas, ora ironicamente cômicas, ora dramáticas expõem contrastes frente à ignorância humana e nossa obsessão pelo progresso civilizatório.

A peça Ignorância é uma obra crítica que evita os discursos prontos e as verdades proclamadas pelo senso comum, abordando o estado da ignorância em diversas cores e espectros da condição humana.

No texto, propõe-se um diálogo com o mundo de hoje, permeado por interlocuções sociais, políticas e artísticas que, por certo, questionam o quanto a humanidade tem se sentido perdida e desorientada em relação ao presente e ao futuro.

Com uma dramaturgia pautada pelo humor irônico, uma cenografia minimalista composta de cadeiras e uma linguagem acessível e direta entre atores e espectadores, Ignorância convida o público a adentrar em 6 diferentes histórias que nos colocam diante de nós mesmos e da nossa ignorância.

A peça foi indicada em 6 categorias ao prêmio Copasa/Sinparc 2017: Melhor Espetáculo, Melhor Atriz, Melhor Ator Melhor Cenografia, Melhor Iluminação e Melhor Trilha Sonora. Vencedora na categoria Melhor Atriz.

Reserve seu ingresso

Leia também