Alimentação saudável, importância do meio ambiente e do trabalho em equipe são trabalhados no projeto
Por: SESI Amoreiras
23/05/201916:01- atualizado às 09:44 em 14/06/2019
Os alunos do 1º ano do ensino médio, da Escola SESI Amoreiras, cultivam uma horta, em parceria com a nutricionista Rosilaine Scavazini Sanchez e a professora Ana Paula Moura. O objetivo é mobilizar os alunos para o cultivo de alimentos e interação saudável com o meio ambiente.
Desde que o projeto teve início, no 2º semestre de 2018, duas colheitas já foram realizadas. A terceira está próxima de acontecer. Os alimentos produzidos pelos alunos são usados na alimentação escolar da unidade.
Os estudantes têm a oportunidade de conhecer um leque de possibilidades e de trabalhos a serem desenvolvidos.
“Este envolvimento pode despertá-los para a implantação de uma horta doméstica, envolvendo toda a família ou até mesmo a comunidade para a criação de uma horta comunitária, onde todos se beneficiam com a produção de hortaliças saudáveis para o consumo de sua família ou comunidade”, afirma a nutricionista Rosilaine.
No trabalho, os alunos aprendem técnicas de preparo da terra, passando por todas as etapas, do cultivo à colheita.
O conhecimento de novos alimentos, de hábitos alimentares saudáveis e o trabalho em equipe também estão entre os aprendizados que o projeto traz para os estudantes, promovendo habilidades e competências socioemocionais como: cooperação, autocuidado e empatia, já que o cultivo de alimentos é como terapia para tratamentos psicológicos e emocionais.