O que está buscando?

Sesi Amoreiras recebe a história da primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro 

MERCEDES é uma viagem pela história da dança moderna no País, através da história de Mercedes Baptista. As apresentações acontecem nos dias 10,11,17 e 18 de setembro. Entrada gratuita 

 Por: Sesi-SP
06/09/202114:27- atualizado às 14:29 em 06/09/2021

O Sesi Campinas Amoreiras abre seu palco para a história e quebra de barreira sociais, com o espetáculo MERCEDES, do Grupo EMÚ. As apresentações acontecem nos dias 10, 11, 17 e 18 de setembro, sextas e sábados, sempre às 20h. A entrada é gratuita com ingressos reservados pelo Meu SESI, sesisp.org.br/eventos . 

Quando uma personalidade consegue ultrapassar preconceitos e atingir novos patamares, sua história é celebrada em espetáculos. Esse pensamento levou o Grupo EMÚ a contar a história de Mercedes Baptista, primeira mulher negra a compor o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1948. A bailarina criou técnicas e gestuais de dança que a consagraram como precursora da dança moderna brasileira, uma junção entre o clássico europeu e as raízes africanas. 

O Grupo EMÚ em todos seus espetáculos trabalha questões raciais na contemporaneidade. Os atores, diretores e roteiristas usam do palco para potencializar e inspirar o autoconhecimento, através de seus personagens, e sem limitar ou aprisionar o potencial do indivíduo. 

O número de ingressos é limitado, sendo obrigatório a reserva pelo Meu Sesi para garantir o lugar na plateia. Também é obrigatório o uso de máscara. 

Ficha Técnica 

Concepção e idealização: Sol Miranda | Direção: Juracy de Oliveira e Thiago Catarino | Direção musical: Sério Pererê | Direção de Percussão biográfica: Kaio Ventura | Texto: Cássio Duque e Sol Miranda | Dramaturgia: Grupo EMÚ | Supervisão de direção e dramaturgia: Fabiano de Freitas (Dadado) | Iluminação: Paulo Cesar Medeiros | Coreografia: Fábio Batista | Direção executiva: Sol Miranda | Elenco: Shirlene Paixão, Iléa Ferraz, Ariane Hime, Drayson Menezes, Raphael Rodrigues, Paula Pardon, Renata Araújo, Evandro Machado, Ariel Donato, Nathália Rodrigues, Raquel Terra e Kaio Carola.  

Sesi Viagem Teatral 

O programa realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas, para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias. A cada ano cerca de 35 espetáculos são selecionados via edital para compor o projeto. As peças circulam por 17 teatros em todo o Estado de São Paulo. O Viagem Teatral movimenta mais de 460 artistas, técnicos, produtores e profissionais que vivem em função da arte no País. Em 2019, por exemplo, mais de 63 mil pessoas tiveram a oportunidade, gratuitamente, de assistirem os espetáculos apresentados. 

SERVIÇO 

Local: Teatro do Sesi Campinas Amoreiras 

AVCB: 426277 (Validade: 26/08/2022)   

Alvará: 989/2021 (Validade: 26/07/2022)   

Dias: 10,11,17 e 18 de setembro, às 20 horas   

Capacidade: 100 lugares, sendo 8 para cadeirantes 

Duração: 80 minutos 

Classificação indicativa: 12 anos 

Modalidade: Adulto 

Gênero: Drama 

Informações: (19) 3772-4100 ou WhatsApp (19) 99642-1499.    

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu Sesi, a partir de 6/9, às 12hO ingresso tem validade até 15 minutos antes da apresentação. Os ingressos remanescentes serão distribuídos 10 minutos antes do início do espetáculo. 

Leia também