O que está buscando?

Sesi Amoreiras recebe espetáculo ‘O aniversário de Jean Lucca’

Com forte influência da dramaturgia de Samuel Beckett, Matéi Visniec e Eugène Ionesco, a peça é um "quase" musical com estética do Teatro do Absurdo.

 Por: Sesi Amoreiras
26/05/202216:16- atualizado às 16:16 em 26/05/2022

 

O Teatro do Sesi Amoreiras recebe nos dias 3, 4, 10 e 11 de junho, às 20h, o espetáculo ‘O aniversário de Jean Lucca’, do compositor e dramaturgo Dan Nakagawa. As apresentações são gratuitas. Os ingressos podem ser reservados pelo Meu Sesi, sempre na segunda que antecede a apresentação, a partir das 12h.

Com forte influência da dramaturgia de Samuel Beckett, Matéi Visniec e Eugène Ionesco, a peça narra os preparativos da festa de aniversário do menino Jean Lucca, filho único de um casal que mora em um luxuoso condomínio. Essa criança nunca é vista na peça e sobre ela pouco se sabe, nem mesmo a sua idade ou aparência física. Assim a presença dele se faz pela sua constante ausência.

O enredo se passa durante o fragmento de tempo correspondente aos preparativos da festa até seu início. A babá e todas as pessoas que vão chegando na casa-bolha dessa família se mostram uma ameaça na vida desse casal, gerando ora uma paranoia excessiva, ora uma profunda apatia. A encenação fala sobre os muros visíveis e invisíveis, físicos e subjetivos que nos cercam, gerando incômodo frente a marginalização, segregação, apatia social, indiferença e a paranoia.

O texto nasce em consonância com estudos do psicanalista e professor paulistano Christian Dunker sobre o conceito de “Cultura da Indiferença”. Segundo o estudioso, tal cultura se desenvolve no interior de uma sociedade normatizante, branca e heteronormativa que nega, por meio da indiferença, as diversidades individuais, erguendo barreiras para anular essas subjetividades. Assim, transformamos o nosso entorno em uma bolha de iguais e, portanto, narcisista, onde tudo que se quer ver em um mundo previsível é a si mesmo e não o outro.

O elenco da peça traz Maristela Chálala, Elisete Santos, Vívian Valente, Alex Huszar, Mariana Torres, Alef Barros, Heitor Garcia Lima, Adriane Hintze, Igor Mo e Felipe Tercetto. Os atores são acompanhados pelo músico André Vilé que, além de executar uma sonoplastia experimental ruidosa, toca ao vivo parte da trilha sonora composta por Nakagawa. A canção brasileira é um forte traço da linguagem cênica do diretor e compositor, que já teve três de suas canções gravadas em álbuns de Ney Matogrosso.

Bate-papo com os atores

Na sexta (10), após a apresentação, o grupo irá realizar um bate-papo com os presentes sobre a peça e a linguagem desenvolvida no espetáculo.

SERVIÇO

 ‘O Aniversário de Jean Lucca’

Local: Sesi Amoreiras - Avenida das Amoreiras, 450 – Pq Itália, Campinas/SP

Dias: 3, 4, 10 e 11 de junho

Horário: 20h

Capacidade do teatro: 361 lugares

Duração: 70 minutos

Classificação indicativa: 12

Gênero: Tragicomédia

Categoria: Adulto

Informações: WhatsApp 19-996421499

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu Sesi, a partir de 30/5, às 12h, para o primeiro fim de semana, e a partir de 6/5, às 20h, para as duas últimas apresentações.  Os ingressos remanescentes serão distribuídos antes do início do espetáculo, na entrada do Teatro.