Evento abordou estratégias para uma gestão efetiva em eSocial
Por: Raiza Tronquin e Marcela Silva | Comunicação SESI-SP
12/07/202317:02- atualizado às 15:31 em 18/07/2023
Na última quinta-feira (6), representantes do setor industrial da Região Metropolitana de Campinas (RMC) reuniram-se no SESI Sumaré para participar do Café com a Indústria.
O evento abordou as estratégias da gestão efetiva em Saúde e Segurança do Trabalho (SST), aliada ao gerenciamento completo do e-Social, por meio de palestras, apresentação de boas práticas com empresas convidadas e sessão de perguntas e respostas.
Na ocasião, lideranças de 101 empresas de 14 municípios tiveram a oportunidade de conhecer o time do SESI-SP, responsável pela assessoria especializada na leitura e conferência das informações enviadas ao e-Social, projeto do Governo Federal que objetiva desenvolver um sistema de coleta de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, armazenando-as em um Ambiente Nacional Virtual.
Para abrir o evento, deram boas-vindas às 230 pessoas presentes os diretores de centro de atividades do SESI-SP das jurisdições de Sumaré e Campinas, Pedro Luiz Caliari e André Luís Martins da Silva, respectivamente, acompanhados do supervisor de Relacionamento com a Indústria e Comunidade, Flory Nunes dos Santos.
Além disso, os representantes do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), José Henrique Toledo Corrêa, diretor titular do CIESP Campinas, Rogério Bosco, 1º vice-diretor do CIESP Santa Bárbara d’Oeste e Sílvia Boaventura Catto, gerente regional do CIESP Americana, também se apresentaram, colocando-se à disposição de todos.
Iniciando as atividades, Santos relembrou que o aumento expressivo no número de acidentes de trabalho, observado em 2022, em comparação com os anos anteriores, é um dado que deve estar no radar dos gestores do setor. “Por mais automatizada que uma empresa seja, ela depende de pessoas. Por isso, a boa gestão da saúde ocupacional visa cuidar bem de seus funcionários. O SESI, por sua vez, atua há mais de 70 anos trazendo soluções importantes, adequadas ao momento, com foco total em levar possibilidades de apoio à indústria para que seja cada vez mais forte, saudável e potente”.
Para conduzir o evento, o orientador técnico de SST do SESI-SP, Renato Rocha Canno, foi convidado ao palco e iniciou a palestra alertando o público sobre o foco principal do encontro: “A área de SST pode impactar negativamente a saúde financeira de uma empresa, caso não ocorra a gestão adequada desses temas que estão em ascensão”.
Com informações de extrema confiabilidade, o especialista lançou mão de detalhes que podem favorecer a boa gestão em Saúde e Segurança do Trabalho. “Já existe na legislação um benefício por meio do Fator Acidentário de Prevenção (FAP), que é calculado anualmente. Se você investe em SST, consegue manter o índice baixo ou até reduzido. Para a questão previdenciária, evita-se ações regressivas em multas. Dessa forma, as empresas podem alavancar e continuar crescendo, mantendo a saúde financeira”.
A atividade contou, ainda, com depoimentos de representantes de grandes empresas da região, compartilhando boas práticas a partir do relacionamento com o SESI-SP. “Além dessa assessoria em relação ao eSocial, o SESI oferece um diferencial que é a elaboração de todos os dados, entre programas e laudos de SST, para subsidiar os eventos do eSocial. Isso significa que a empresa recebe todos os documentos necessários, corretos e elaborados. Essa parceria tem contribuído demais para nós, pois ajuda prevenir problemas futuros”, observou um dos convidados, Fernando Nogueira.
Após a sessão de perguntas e respostas, conduzida por Canno, os coordenadores de Relacionamento com o Mercado, Matheus Mendes e Christian Marcos Ribeiro, explicaram aos presentes os procedimentos para solicitar às suas empresas o mapeamento da Trilha de SST do SESI-SP, com diagnóstico gratuito de eSocial.
O trabalho realizado pelo SESI, junto à indústria, conta com equipe multidisciplinar composta por técnicos de segurança, enfermeiros, médicos e assistentes administrativos para fazer o gerenciamento e envio dos eventos. Essa união visa levar cada vez mais segurança para o trabalhador, bem como proteger as empresas parceiras, preservando sua imagem e capital.
"Os eventos de Segurança e Saúde no Trabalho incluídos no eSocial devem ser encarados, cada vez mais, de forma estratégica pelas indústrias, pois impactarão em um futuro próximo e de forma significativa na gestão da empresa, seja por questões de prevenção de acidentes ou por risco de potenciais em multa", observou Pedro Luiz Caliari. "Dessa forma, o SESI se posiciona como parceiro da indústria, apoiando as ações e alertando os riscos em SST dentro do processo industrial".
Os serviços de diagnóstico de eSocial são gratuitos e estão disponíveis para indústrias beneficiárias do SESI-SP. Se você deseja mais informações para que esse serviço seja ofertado gratuitamente para a sua empresa, entre em contato com os Coordenadores de Relacionamento com a Indústria e Comunidade: matheus.mendes@sesisp.org.br e christian.marcos@sesisp.org.br.