O que está buscando?

Sesi Santos Dumont promoveu a formatura da segunda turma do Projeto TransformAção

Adolescentes que residem no entorno do Sesi Santos Dumont foram beneficiados pela parceria entre o Instituto Robert Bosch e o Sesi-SP

 Por: Daniela Martins, Sesi Campinas
04/11/202115:50- atualizado às 18:23 em 04/11/2021

Na sexta (22) aconteceu a formatura dos alunos da segunda turma do Projeto TransformAção - uma parceria entre o Sesi-SP e o Instituto Robert Bosch, no Sesi Santos Dumont, que teve como objetivo desenvolver habilidades socioemocionais em adolescentes de 14 a 16 anos, que residem na região.

Durante os 8 meses de projeto, 36 jovens de 14 a 16 anos participaram de aulas sobre desenvolvimento socioemocional, para ampliar o autoconhecimento, a cidadania e a cooperação em prol da comunidade. Os encontros aconteceram quatro vezes por semana, de forma totalmente virtual. Os adolescentes se dedicaram a projetos específicos, com temáticas do dia a dia, como por exemplo bullying, a proteção dos animais de rua, ansiedade, meio ambiente e sustentabilidade.

“Enfrentamos o desafio da realização do projeto na modalidade online, dos imprevistos no meio do caminho e da resiliência dos jovens e profissionais envolvidos, os quais foram fundamentais para concluirmos mais essa missão. Desejo que juntos possamos oferecer cada vez mais condições para que adolescentes possam ser, conhecer, conviver e fazer por si mesmo e pelos outros,” declarou a Analista de Responsabilidade Social e Psicóloga no Instituto Robert Bosch, Andreia Caro Flori.

Andreia acredita que para haver transformação é preciso tempo. Tempo para amadurecer e florescer, conhecer as próprias potencialidades e limitações, ampliar olhares, identificar oportunidades e modificar, ainda que pareça pouco, a realidade de cada jovem que participa do projeto TransformAção – Jovens construindo seu futuro. “Fortalecemos jovens para que eles possam ir em busca de seus sonhos, que se sintam mais capazes e conscientes de seus direitos e deveres, para que assim, possam, junto conosco, construir uma sociedade mais justa. Sinto muito orgulho da segunda turma do projeto realizado em parceria entre Instituto Robert Bosch e Sesi,” afirma.

O curso teve grande impacto social e emocional nos participantes, com o aprendizado sendo aplicado no dia a dia. “O curso me ensinou a ser eu mesmo, a experimentar coisas novas e a ver o mundo com outros olhos. É onde você pode simplesmente ser você sem ninguém te julgar ou dizer o que você deve fazer, todos querem te escutar e saber de alguns dos seus talentos e ideias. Com esse curso evoluí muito como pessoa e com certeza se eu pudesse faria de novo. Agradeço ao Sesi e o Instituto Robert Bosch pelo acolhimento e pela oportunidade”, declarou o aluno Carlos Eduardo Faustino Barbosa, de 17 anos.

O Coordenador de Relacionamento com a Indústria e Comunidade do Sesi Campinas, André Grossklauss Scutti, destaca que o Projeto Transformação se trata de ação desenvolvida pelo Sesi-SP em parceria com o Instituto Robert Bosch, que tem por objetivo promover e estimular as boas práticas empresariais e de responsabilidade social como ações estratégicas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da indústria e, por sua vez, da sociedade.

“Além disso, esse tipo de ação promove grande gama de experiências positivas, promovem a cidadania e beneficiam inúmeras vidas e famílias.  No mundo em que vivemos é imprescindível que as empresas assumam esse papel, ampliando as ofertas às nossas comunidades”, afirma André.

Se sua empresa também tem interesse em desenvolver projetos de responsabilidade social, entre em contato com o Sesi Campinas através do telefone 19 3772-4100 ou mande um e-mail para comercialcampinas@sesisp.org.br