O que está buscando?

Teatro de sombras sobre a colonização dos territórios do mundo terá apresentações gratuitas no SESI Amoreiras

A peça acontece nos dias 11, às 15h, e 25 de maio, às 20h, aberta ao público e nos dias 10, 17, 18 e 24 de maio para agendamentos escolares.

 Por: Marcela Silva | Comunicação SESI Campinas
25/04/202314:30- atualizado às 15:26 em 30/05/2023

O espetáculo apresenta a pesquisa mais recente da Cia Lumiato com a linguajem do teatro de sombras contemporâneo. Os espetadores sobem ao palco para vivenciar de perto a atuação e manipulação dos atores sombristas, as técnicas e as ferramentas luminosas, oferecendo uma experiencia sensorial e aproximando-o a uma temática profunda e necessária.

Inspirado na colonização da América e dos territórios do mundo todo, o espetáculo conduz o espectador a viajar por um tempo passado que encontra analogias continuas com o presente. 2 MUNDOS conta a história do encontro de duas culturas opostas, onde se revelam os sentimentos e motivações mais profundas da humanidade. Quando no embate das diferenças explode a luta pela vida, a morte de um jovem acontece trazendo uma nova esperança.

O espetáculo 2 MUNDOS convida o espectador a entrar no espaço cênico ampliando a percepção dos sentidos e vivendo de perto a performance dos atores sombristas. Nesta montagem a companhia aprofunda-se na linguagem do teatro de sombras moderno e utiliza a estética do cubismo para complementar a narrativa das imagens que contam a história. Sem o uso da palavra, apresenta os ambientes de maneira audiovisual sendo a música fundamental para aprofundar os diferentes sentimentos que atravessam as cenas e chegar a um clima de intimidade com o espectador.

Sobre o grupo

A companhia de teatro Lumiato foi criada no ano de 2008, em Buenos Aires, Argentina, por Thiago Bresani e Soledad Garcia, durante sua formação como bonequeiros na Universidade de San Martin, onde estudaram várias linguagens do teatro de formas animadas, produzindo espetáculos, oficinas e apresentando em festivais da América Latina.

É a primeira companhia à pesquisar, produzir e difundir o teatro de sombras na região centro-oeste do Brasil. Utilizou nos primeiros trabalhos técnicas de bonecos de luva, mesa, circo e a partir de 2012 passou a pesquisar e produzir espetáculos de teatro de sombras contemporâneo.

A dedicação exclusiva ao gênero da sombra permitiu o aprimoramento técnico e o desenvolvimento estético dessa arte. A partir desse momento participa de editais nacionais como Caixa econômica Cultural, Funarte e internacionais como Circuito Teatral INT na argentina. O objetivo fundamental de seus componentes é a transmissão de conhecimentos e a ampliação da pesquisa do teatro de sombras contemporâneo no Brasil. E durante o momento atual vem desenvolvendo uma linguagem híbrida do teatro de sombras contemporâneo e o audiovisual.

Reserve seu ingresso

 

Leia também