O que está buscando?

Teatro do Sesi Amoreiras recebe peça de Ariano Suassuna

Cia Vúrdon de Teatro Itinerante apresenta ‘As conchambranças de Quaderna – o caso do coletor assassinado’. A entrada é gratuita, com reservas antecipadas no Meu Sesi.

04/04/202213:45- atualizado às 13:46 em 04/04/2022

 

Nos dias 8 e 9 de abril, às 20h, o Teatro do Sesi Amoreiras recebe a peça ‘As conchambranças de Quaderna – o caso do coletor assassinado’, de Ariano Suassuna. Os ingressos são gratuitos e devem ser reservados no Meu Sesi, a partir do dia 4/4, às 12h.

Ariano Suassuna (1927-2014) e suas personagens farsescas são fundamentais à compreensão dos atributos fundantes do povo brasileiro, da gente real e das artes da cena nacional. A partir deste entendimento, do Brasil real, o diretor Fernando Neves mergulha nesse universo pelo viés e estética do circo-teatro, apresentando uma montagem festiva, divertida e que acentua esses elementos míticos da nossa brasilidade.

O texto é de 1987 e conta a história de Pedro Dinis Quaderna, mesmo protagonista de Romance d’A Pedra do Reino (que completou 50 anos em 2021), também de Suassuna. A peça original é composta por três quiproquós e, nesta montagem, atém-se à primeira trama, intitulada de ‘O Coletor Assassinado’. Esse cobrador é denunciado por roubar os cofres públicos, em que o padrinho e protetor Dom Pedro Sebastião sente-se obrigado a ampará-lo e escondê-lo para manter-se na liderança local.

As Conchambranças de Quaderna é uma fusão de jogos cômicos que leva o público ao riso catártico e curativo, muito próximo as brincadeiras populares do Nordeste.

Sobre o Viagem Teatral

O programa realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas, para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias.

Ficha técnica:

Texto: Ariano Suassuna. Direção: Fernando Neves. Elenco por ondem de entrada: Jorge de Paula, Fábio Espósito, Guryva Portela, Henrique Stroeter, Carlos Ataíde e Bruna Recchia. Músico ao vivo: Abuhl Júnior.

Cenografia: Manuel Dantas Suassuna e Guryva Portela. Trilha sonora: Renata Rosa e Caçapa. Pinturas e desenhos exclusivos para a montagem: Manuel Dantas Suassuna. Cenotécnica: Zé Valdir e Marcelo Andrade.

Figurino e Adereços: Carol Badra. Assistência de figurino: Bruna Recchia. Boneco: Mestre Zé Lopes Patrimôniode Pernambuco. Costureira: Maria José de Castro. Criação de luz e operação: Rodrigo Bella Dona.

Identidadevisual peças gráficas: Ricardo Gouvêia de Melo. Produção: Cia Vúrdon de Teatro Itinerante

Serviço:

As conchambranças de Quaderna – o caso do coletor assassinado’

Local: Sesi Amoreiras - Avenida das Amoreiras, 450 – Pq Itália, Campinas/SP

Data e horário: 8 e 9 de abril, às 20h

Capacidade: 361 lugares

Duração: 55 minutos

Classificação indicativa: 10 anos.

Gênero: Comédia

Informações: WhatsApp 19-996421499

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu Sesi, a partir de 4/4, às 12h.  O ingresso tem validade até 15 minutos antes da apresentação. Os ingressos remanescentes serão distribuídos 10 minutos antes do início do espetáculo.

 

 

 

 

Leia também