O que está buscando?

Vaca atolada na abóbora vence o combate local do SESI Chef, em Campinas

As duas receitas finalistas foram preparadas na cozinha do SESI Amoreiras

05/08/201918:51- atualizado às 12:44 em 06/08/2019

A cozinha didática, do SESI Amoreiras, foi palco do combate local do SESI Chef, no sábado (03). As receitas selecionadas para esta fase foram o Mini hambúrguer vegetariano de abobrinha com cenoura, da participante Sarah Marcondes Lapenna, e a vaca atolada na abóbora, de Clarita Maria de Godoy Ferro, que ficou em primeiro lugar. O concurso visa a promoção da alimentação saudável, econômica e baseada nos princípios do programa Alimente-se Bem.

Ao todo, 12 receitas foram selecionadas na etapa preliminar e participaram da fase classificatória local, sendo reproduzidas na cozinha do SESI, pelos participantes, em julho. Destas, duas foram selecionadas para o combate local. O 1º e o 2º colocado desta etapa terão sua receita publicada.

Classificado como inovador pelos jurados, o prato elaborado por Clarita levou o prêmio do combate – um fogão Atlas, e irá prosseguir para a etapa classificatória regional. Todas as informações sobre o concurso podem ser acessadas no site: https://sesichef.sesisp.org.br/

 

Clarita comemora a conquista ao lado do namorado Thiago do Amaral Biazotto.

 

 

Desafio maior foi cozinhar diante dos jurados

 

Clarita, que mora em Serra Negra, contou que foi pelo Facebook que ficou sabendo da competição e elaborou a receita com carinho, por isso ficou ansiosa pela seleção. Cozinhar diante dos jurados foi um desafio.  “Fiquei muito nervosa. É muito diferente, uma coisa é a gente cozinhar lá em casa, quietinho, já sabendo onde estão os utensílios, os alimentos, e outra coisa é estar aqui. É uma experiência muito legal”, disse.

Para Sarah, que é de Campinas, chegar a decisão local foi uma alegria. “Fiquei muito feliz e muito grata pela oportunidade”, afirmou.  A participante ficou sabendo do concurso na faculdade de gastronomia, onde estuda.  Ela contou que não tinha expectativas de ser selecionada e que foi tenso cozinhar diante dos jurados. A mãe de Sarah não come carne vermelha, por isso, a participante já estava acostumada a buscar receitas diferentes e inventou o hambúrguer, que participou do SESI Chef.

 

 

A decisão

 

Os jurados se reuniram para avaliar as duas preparações, com base nos critérios da competição, que valoriza receitas saudáveis e originais. As duas receitas foram elogiadas pelo sabor e pela criatividade.

Por uma diferença pequena, a vaca atolada na abóbora foi a vencedora.  “Fiquei muito feliz com o resultado. Foi corrido, sempre com muito nervosismo, mas deu tudo certo, os jurados gostaram, o prato ficou muito saboroso. Vamos aí, já se preparando para a próxima fase, que tem tudo para ser mais difícil que essa. Já vamos começar a torcer para a próxima”, declarou a vencedora do combate local.

 

 

Alimente-se bem

 

Criado pelo SESI-SP em 1999, o programa utiliza os alimentos integralmente e tem como proposta realizar refeições saborosas e nutritivas sem gastar muito. Seus princípios foram determinados a partir de pesquisas realizadas por nutricionistas da entidade, que observaram hábitos alimentares de trabalhadores de indústrias do estado de São Paulo.

O programa se desenvolve por meio de cursos gratuitos em cozinhas didáticas ou unidades móveis instaladas no estado. Continuamente, proporciona por meio do acesso ao conhecimento uma forma de consumo mais consciente e sustentável.

Levando informação às pessoas, o projeto ganhou projeção em outros estados do país e, em 2008, foi reconhecido internacionalmente, com demanda de Moçambique para disseminação desses conceitos no continente africano.  

 

 

Leia também