O que está buscando?

Walter Vicioni Gonçalves é o patrono da Escola Sesi de Valinhos

Evento de denominação aconteceu na quinta(2)

 Por: Sesi Amoreiras
07/12/202111:37- atualizado às 10:36 em 29/03/2022

Nesta quinta-feira (2/12), às 8h30, a Escola Sesi de Valinhos passou a ter como patrono o ex-superintendente do Sesi-SP, professor Walter Vicioni Gonçalves.

Nascido em Casa Branca, no interior de São Paulo, Walter Vicioni Gonçalves é formado em Pedagogia pela Universidade Mackenzie e em Gestão de Programas de Cooperação Internacional pela Faculdade de Economia e Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

Seu currículo conta ainda com uma pós-graduação em Administração e Planejamento da Educação pelo International Institute for Educational Planning (IIEP/Unesco-França), e especialização em Gestão da Qualidade pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC-Unicamp); em Direção Estratégica e Planejamento Empresarial (FGV); e em Gestão de Programas de Cooperação Internacional (USP).

Bastante ligado ao ensino, ele é membro titular da cadeira n° 36 da Academia Paulista de Educação. Já recebeu a condecoração Chevalier dans l’Ordre des Palmes Académiques, do governo francês e integrou os conselhos estadual e municipal de educação.

Vicioni tem um histórico de atuação no Sesi-SP (Serviço Social da Indústria), onde exerceu o cargo de superintendente estadual e de diretor da Faculdade Sesi de Educação. Também foi diretor estadual do Senai-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e é autor dos livros "Programa Sesi-SP na Trilha dos Saberes: uma possibilidade de educação além do reforço escolar" e "Mitos e Equívocos da Formação Profissional".

O parlamentar também é conselheiro na Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, e consultor do Banco Mundial.

 Homenagens

A aluna Giovana Piaia prestou uma homenagem em nome dos alunos. 

“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa”. Com essa frase de autoria de Paulo Freire, nós, alunos da Escola Sesi de Valinhos, expressamos nossa imensa gratidão ao Presidente Paulo Skaf pela construção e pelo investimento em uma escola que ensina com amor, que transforma vidas e que é libertadora.
Agradecemos também, ao Professor Walter Vicioni Gonçalves por suas contribuições, na época da construção de nossa escola, como superintendente do Sesi.
Reconhecimento este, que nesta data, com muito orgulho recebemos a denominação de Escola SESI Prof. Walter Vicioni Gonçalves. Os alunos do Sesi de Valinhos são extremamente gratos pela educação que nos é proporcionada, que abre diversas portas para um futuro melhor.
“Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo!” - Malala Yousafzai. Se estamos hoje aqui com essa linda escola, foi porque pessoas como o Presidente Paulo Skaf, o prof Walter Vicioni acreditaram e acreditam que a educação transforma pessoas e pessoas transformam o mundo. Nossa eterna gratidão."

Foto: Karim Kahn/Sesi

 

A professora Alessandra Caetano também fez uma homenagem, em nome dos professores.

"Educação, escola, professores, alunos... Quantas lembranças tenho da minha época de aluna? Quantas conversas, atividades e vivências, lugares e professores que marcaram a minha trajetória na escola e também o livro da minha vida? Respondo em uma palavra: Incontáveis!Educação, escola, professores, alunos... Quantas lembranças tenho da minha época de aluna? Quantas conversas, atividades e vivências, lugares e professores que marcaram a minha trajetória na escola e também o livro da minha vida? Respondo em uma palavra: Incontáveis!Falar de escola, ou melhor, dessa escola, é falar também sobre a minha vida.Sou ex-aluna do antigo Sesi 404, que era uma das escolas SESI daqui da cidade de Valinhos, e hoje, com o coração cheio de carinho e orgulho, falo como professora dessa grande escola que faz parte de quem eu sou e me faz feliz.Aliás é desse lugar, do ser professora, que quero ressaltar a importância dos mestres e dos educandos, do diálogo e do respeito entre ambos, dos saberes, da escuta e da troca entre todos, da escola sensível, investigativa e libertadora. Parafraseando Pondé "Ser professor é poder ajudar os alunos a lidar com a própria humanidade deles." É trabalhar com algo – alguém – que não está pronto ainda, e que sofre transformações a cada sorriso, ou traço feito na lousa ou mesmo numa projeção feita nas telas dos seus computadores. É ser responsável por uma aposta no futuro. É esperançar, esperançar e esperançar! Agora, o que seria de nós, professores, se a escola não existisse? Admito que essa pergunta nunca me afligiu, pois tenho grandes referências daqueles que cruzaram o meu caminho e dos que trabalham ao meu lado, mas também sei que a escola SESI é detentora de um cuidado e carinho que eu vi como aluna e agora vivo, acompanho e contribuo para o seu constante crescimento e apostas para um futuro melhor. Sr. Paulo Skaf, sem o seu empenho e dedicação por todos esses anos de trabalho no Sesi, essa escola linda, com uma equipe compromissada, não existiria. Ter vivido o modelo antigo, das quatro escolas, em prédios alugados e adaptados, e hoje presenciar cotidianamente o grandioso prédio em que estamos, sua infraestrutura, dependências e possibilidades de ensino e aprendizagem que a Escola Sesi Professor Walter Vicioni Gonçalves é algo singular. Em meu nome e de todos os professores que aqui estão, nosso "muito obrigada!". Afinal, “fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho!”.

Caption

Leia também