O que está buscando?

Alunos do Sesi Valinhos são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico

A prova, dividida em duas fases, reuniu diversos desafios para ampliar a capacidade e o pensamento lógico dos estudantes

 Por: Marcela Silva, Assistente de Comunicação do Sesi Campinas
09/12/202217:20- atualizado às 13:32 em 27/12/2022

Em novembro, sete alunos do Sesi Valinhos foram vencedores da Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico nos níveis Alfa (Ensino Fundamental) e Delta (Ensino Médio). O exame aconteceu na própria unidade escolar, supervisionado por fiscais.

A OBRL acontece anualmente e promove desafios de lógica e do mundo dos jogos para que alunos desenvolvam esses conhecimentos em seus contextos escolares. A prova, composta por questões que necessitam de raciocínio, lógica, criatividade, velocidade e concentração é dividida em duas fases, com 10 questões objetivas cada. Além disso, a olimpíada é dividida em seis níveis: Teta, Alfa, Beta, Gama, Ômega e Delta. O Sesi Valinhos foi premiado em dois deles, o Alfa, para alunos de 6º ano do Ensino Fundamental e o Delta, para alunos das três séries do Ensino Médio.

As perguntas da fase Alfa trataram de temas como lógica espacial e visual, simetria, planificação de embalagens, problemas de correlacionamento, entre outros. Já na fase Delta, os alunos viram tabelas verdade, quantificadores lógicos, leitura e interpretação de gráficos e muito mais.

De acordo com o Professor Marcelo Hashimoto, de Matemática, a divulgação do campeonato foi feita para os alunos da disciplina, durante as aulas, e os interessados foram inscritos pelo professor. Em setembro e outubro foram aplicadas a primeira e a segunda fases, respectivamente. O resultado saiu em novembro e o saldo foi mais que positivo, seis alunos foram medalhistas.

Mesmo os que não chegaram até o final da competição merecem os parabéns, pois foram 14 alunos aprovados para a segunda fase do nível Alfa e 20 alunos do nível Delta.

“Esperamos que ano que vem, com a repercussão que tivemos para os medalhistas, que muitos outros estudantes se interessem”, comenta Marcelo. “A OBRL é uma forma de aproximarmos as escolas do desafiante mundo dos jogos e dos desafios lógicos, os quais, através de várias ferramentas pedagógicas e de uma metodologia direcionada, visam estimular a memória, a criatividade, a destreza e o pensamento lógico-analítico dos alunos, assim como desenvolver sua capacidade de concentração na solução de problemas”, finaliza.

Parabéns aos alunos do nível Alfa: Sara de Moura Amaral (medalha de prata), Miguel Zafalon de Souza (medalha de prata), Raul de Lima (medalha de bronze) e Leonardo Dias de Souza (medalha de bronze). Também, aos vencedores do nível Delta: Augusto Soares Santos (medalha de ouro), Giovanna Arthuso de Moura (medalha de bronze) e Munir Lucio da Costa Bisteni (medalha de bronze).

Leia também