Os eventos são gratuitos, com retirada de ingressos pelo site do Meu Sesi
Por: Comunicação Sesi - SP | Regional Campinas
13/11/202410:12- atualizado às 09:07 em 18/11/2024
Em celebração ao Mês da Consciência Negra, o Centro Cultural SESI Campinas preparou uma programação especial com atividades que promovem reflexão, valorização e reconhecimento da cultura afro-brasileira.
Entre as atrações, destaque para rodas de conversa, contações de histórias e atividades que abordam a importância do legado negro na formação da sociedade brasileira.
Confira:
Roda de Conversa sobre a Representação do Negro na Cultura Brasileira
15 de novembro, sexta às 15h
Nesta roda de conversa, o público poderá discutir a representação da população negra nas diversas manifestações culturais brasileiras, refletindo sobre os desafios e avanços no processo de inclusão e visibilidade.
O educativo da exposição AR Acervo Rotativo convida o público para uma conversa acerca da representação do negro na cultura brasileira. Este encontro visa promover a reflexão deste assunto para a comunidade através de um diálogo com as obras da exposição que tratam da representação do negro. Os educadores prepararam uma breve apresentação sobre pinturas que representavam o corpo negro durante a história do Brasil. A atividade terá mediação dos educadores Michael Henrique e Vinícius Sanches e é aberta para todos os públicos
Contação de Histórias: As Lendas de Dandara
15 de novembro, sexta às 17h
A partir das histórias que cercam a figura de Dandara, guerreira e símbolo de resistência, essa contação de histórias vai trazer à tona a força e a sabedoria das lendas afro-brasileiras, com foco na ancestralidade e no protagonismo das mulheres negras na história do Brasil.
Ao longo de sua trajetória a Cia. do Liquidificador propõe contar histórias diferentes, em que as mulheres não são perfeitas, nem vítimas ou recompensas, mas protagonistas de suas próprias histórias. São personagens decididas que lutam e criam soluções para os seus problemas e de seu reino.
Ao mesmo tempo que trabalha com a mudança de atitude das protagonistas em relação às histórias clássicas, mantém os elementos de encantamento que fazem de um conto de fadas uma história que cativa adultos e crianças.
Em "As Lendas de Dandara" apresentamos a história de Dandara dos Palmares, guerreira e companheira de Zumbi, que luta à frente das formações de palmarinos dispostos a reconquistar a liberdade e a dignidade para si e para seus irmãos escravizados.
Contação de Histórias: Histórias de Ananse
24 de novembro, domingo às 16h
Ananse, o astuto e sábio deus-aranha, é uma das figuras mais importantes da mitologia africana. Com narrativas recheadas de ensinamentos e humor, essa sessão de contação de histórias apresentará o universo de Ananse e suas aventuras, que atravessam gerações e culturas.
Bem-humoradas e repletas de ensinamentos e músicas as histórias desse grande GRIOT Ananse, transmitidas oralmente e muito populares em Gana, falam de costumes, tradição, ética e respeito, mantendo-se vivas na memória da população.
Ananse também é considerado um Deus, é uma aranha que se comporta como gente.
Evento composto por três histórias da aranha Ananse:
* Pote dos Banquetes,
* Convidado sem Memória e
* Baú de Histórias
O Centro Cultural SESI Campinas convida todos para participar desta rica programação, que além de celebrar a cultura negra, contribui para o fortalecimento do respeito, da inclusão e da diversidade. A entrada é gratuita e a participação é aberta a todos os públicos.
Serviço:
Centro Cultural SESI Campinas
Programação do Mês da Consciência Negra
Data: 15 de novembro (Roda de Conversa às 15h e Contação de Histórias às 16h) e 24 de novembro (Contação de Histórias)
Entrada gratuita, com retirada dos ingressos pelo Meu Sesi