O que está buscando?

Cia Dança Sem Fronteiras apresenta espetáculo de dança "Ciranda de Retina e Cristalino" no SESI Amoreiras em Campinas

A apresentação é gratuita e acontece no dia 27 de maio, sábado, às 20h, no Teatro do SESI Amoreiras, em Campinas

11/05/202310:53- atualizado às 15:26 em 30/05/2023

O teatro do SESI Amoreiras de Campinas recebe, no dia 27 de maio, às 20h, a Cia Dança Sem Fronteiras, de São Paulo, para uma sessão única do espetáculo de dança "Ciranda de Retina e Cristalino". A entrada é franca, mediante retirada de ingresso pelo site https://www.sesisp.org.br/eventos, a partir do dia 22 de maio.

Criado entre os anos de 2020 e 2021, durante a pandemia e com ensaios online, o espetáculo é marcado pela improvisação, que desempenhou um papel fundamental na criação da dramaturgia e na preparação do elenco. O olho, o olhar, o ver e o ‘não ver’ foram temas da pesquisa de criação da obra, dirigida por Fernanda Amaral, assim como as vivências dos bailarinos e seus processos diários de mudanças e adaptações nos tempos de rígido afastamento social e encontros através de telas.

As composições coreográficas foram cuidadosamente desenhadas, como uma poesia em movimento, levando em consideração os corpos dos bailarinos e suas características únicas. Em conjunto com a trilha sonora e a iluminação, o espetáculo convida o público a lançar um novo olhar sobre a dança contemporânea, fortalecendo a diversidade e ultrapassando rótulos e preconceitos sobre dança e deficiência. "A dança nunca é somente sobre a dança, nem neutra, e sim rica em significados", afirma Fernanda Amaral, diretora da Cia Dança Sem Fronteiras.

O elemento círculo, representado pela roda que gira, gira e dá voltas, como uma grande ciranda da memória, é peça central no espetáculo, dividido em três olhares. O primeiro é com todo o elenco, o segundo com a aparição dos personagens, e, no terceiro, elenco e  personagens se reencontram. Há Retina, mulher com baixa visão que baila atrás de sua janela; Cristalino, jovem com baixa visão que se equilibra fazendo malabarismos; desfocado, que dança com sua roda em sua cadeira de rodas, além de Cecília, Iris e Corneia, todos isolados em seus círculos, mas também conectados por suas narrativas corporais.

O teatro SESI Amoreiras fica na Av. das Amoreiras, 450, no Parque Itália, em Campinas. O espetáculo "Ciranda de Retina e Cristalino" tem entrada franca, com patrocínio da Bosch através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A retirada dos ingressos gratuitos é pelo site www.sesisp.org.br/eventos, a partir do dia 22 de maio. É permitida a retirada de até duas unidades por CPF, e o ingresso retirado é válido até 15 minutos antes do início do espetáculo.

Sobre a Cia Dança Sem Fronteiras

A Cia Dança sem Fronteiras foi criada em 2010, em São Paulo, pela bailarina, coreógrafa e educadora Fernanda Amaral. Desde sua criação, reúne diferentes linguagens artísticas para criar espetáculos, ações performáticas e videodanças pautados na cultura corporal que acolhe o potencial de todos os participantes, a criatividade e a diversidade.

O grupo já realizou mais de doze espetáculos, apresentando-se em mostras e festivais nacionais e internacionais, presencialmente e online. Dentre os prêmios conquistados estão o Prêmio Prince Claus Fund for Culture and Development (Holanda) em 2013, Prêmio Denilto Gomes- 2020  e em 2021 –– British Council e Unlimited – com a parceria com artista com baixa visão do País de Gales, e em 2022, o Prêmio Dança Acessivel Funarte.   

Para conhecer o trabalho com mais detalhes, basta acessar o site http://dancasemfronteiras.com.br

Reserve seu ingresso aqui

Leia também