Alunos desenvolveram sabão a partir de óleo usado e outros elementos estudados nas aulas de Química e Física
22/11/202210:21- atualizado às 10:22 em 22/11/2022
As aulas de Química e Física são conhecidas pelas dificuldades, mas depois de adultos, fica clara a necessidade constante do conhecimento das teorias e das experiências realizadas em sala de aula.
Em novembro, os alunos da segunda série do Ensino Médio do Sesi Campinas Amoreiras utilizaram os aprendizados das aulas para produzir sabão. O objetivo da atividade é aprender os conceitos das disciplinas para o tratamento de resíduos e, ao mesmo tempo, instigar a curiosidade e a responsabilidade ambiental dos estudantes.
Antes da produção, especificamente, os alunos foram questionados sobre o uso do descarte do óleo de cozinha em suas casas. Nesse momento, houve uma reflexão e uma mobilização dos alunos, junto ao professor das disciplinas, Marcelo Carvalho, que tratou sobre os impactos ambientais sobre o descarte do óleo na pia, por exemplo.
"Esse óleo caminha pela rede de esgoto e o seu tratamento é custoso. Uma gota de óleo é capaz de contaminar 20m3 de água limpa, além de contribuir com a contaminação da vida aquática", resumiu o professor.
Depois da conversa, os alunos puderam seguir as orientações para a produção do sabão feito com os restos de óleo usados em casa.