O que está buscando?

Sesi Campinas Amoreiras recebe a Orquestra de Câmara de São Paulo no próximo dia 26

A apresentação “A música de concerto brasileira de compositores negros” acontecerá no sábado, a partir das 20h, no Teatro do Sesi Campinas

16/11/202215:58- atualizado às 13:33 em 27/12/2022

Apesar de todas as dificuldades que fatalmente envolviam a vida de pessoas negras seja no período escravocrata como até em inícios do século XX, houve uma produção inequívoca de música de concerto de compositores negros, considerando a grande quantidade de material que pode ter se perdido.

O projeto A música brasileira de concerto pela escrita de compositores negros visa restaurar, incentivar e estabelecer a presença esquecida (quase escondida) de autores negros, descendentes de pessoas escravizadas e/ou de descendência africana nas salas de concerto.

Sobre a OCSP

Formada em 2011 e sempre sob a regência de Ricardo Cardim, a Orquestra de Câmara de São Paulo é um grupo independente e tem se especializado em repertório brasileiro composto ou arranjado para cordas, centrando-se periodicamente em compositores específicos, essencialmente dos séculos XX e XXI. Em 2012 iniciou o projeto “Música Brasileira: Erudita ou Popular?, pelo qual realizou, entre 2013 e 2014, concertos em diversas cidades do estado de São Paulo, através das séries de concerto do SESI (Música em Cena) e do patrocínio pela Petrobrás de cinco concertos, sempre com atividades junto ao público presente. Nesse período, a OCSP fechou parcerias com o Projeto Guri, Fábricas de Cultura e outras organizações de diversas regiões do estado, incluindo o Sesc-Santos.

Em novembro de 2015, como resultado destes três anos de trabalho, a Orquestra de Câmara de São Paulo lançou o CD “Música Brasileira: Erudita ou Popular?”. Em 2016 a temporada incluiu a série “Solos Brasileiros”, com renomados solistas brasileiros, incluindo Ivan Vilela e“Choronas” interpretando obras de compositores do Brasil do século XX e XXI. Atualmente a orquestra fez uma pequena pausa em seus concertos em virtude da situação de isolamento social, mas realizando apenas alguns trabalhos com quintetos e atividades virtuais.

Ricardo Cardim, regente

Diretor artístico da OCSP, mestre em música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), estudou regência orquestral do maestro Roberto Tibiriçá. Participou de diversos cursos de regência como o International Conducting Masterclass, em Badaussee (Áustria), Conducting Workshop em Weiz (Áustria) e o Conducting Workshop for Musical Educators em Nova York (EUA). Foi regente-assistente da maestrina Gretchen Miller da Orquestra Sinfônica Jovem da Escola Municipal de Música de São Paulo de 2006 a 2008. Atuou como Gerente Artístico da Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG) coordenando os grupos musicais e as atividades artísticas desenvolvidas nos Pólos do Projeto. Atualmente é coordenador do curso de música da Unimes e professor do curso de música da Unisantos.

Ingressos gratuitos disponíveis no Meu Sesi. Retirada a partir do dia 21, às 12h.

Leia também