O que está buscando?

Sesi-SP amplia programação e transforma espaços em centros culturais

Com ambientes integrados, ampliação de atividades e eventos multidisciplinares, instituição pretende impactar mais públicos, de forma gratuita, além de promover sua formação

 Por: Karina Costa, comunicação Sesi-SP
15/04/202409:23- atualizado às 10:07 em 25/04/2024

O SESI-SP anuncia a ampliação da programação cultural nas cidades de Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Os espaços que já recebiam shows, peças e exposições, ganham status de Centros Culturais, com atrações fixas de quarta a domingo. O compromisso da instituição é o de proporcionar acesso às diversas manifestações artísticas e culturais, de forma gratuita, ampliando as opções de atividades para todos os públicos.

Quem frequenta o SESI São Paulo sabe que a democratização de acesso à cultura é um dos pilares da instituição, junto a suas ações, projetos e serviços em educação, esporte e qualidade de vida. Essa expansão nas atividades é fruto de um trabalho focado na formação de novos públicos e no incentivo à produção cultural realizado há 60 anos, reconhecendo a diversidade de expressões culturais e a importância desses novos espaços como agentes transformadores na sociedade”, explica Débora Viana, gerente executiva de Cultura do SESI-SP.

Para atender aos diferentes interesses e preferências do público, além de garantir atividades e eventos multidisciplinares, por meio de uma abordagem inclusiva e diversificada, os Centros Culturais terão o papel de desenvolver e apoiar artistas locais, incentivar ações que fortaleçam a gestão e produção cultural e impulsionem o desenvolvimento de novos talentos e iniciativas. “Permitirá, ainda, promover uma maior interlocução do público com os artistas e projetos culturais em diferentes suportes”, completa Débora. 

Ao reafirmar seu compromisso com a difusão cultural e ampliar sua atuação pelo Estado, o SESI-SP, por meio dos Centros Culturais, contribui para o enriquecimento do repertório cultural das cidades e regiões onde estão inseridos. “Colabora, também, para a construção de uma economia mais dinâmica, inclusiva e sustentável, onde a cultura é reconhecida como um vetor de desenvolvimento social, educacional e econômico,” reforça a gerente de Cultura do SESI-SP. 

Com esses espaços nas cinco cidades, o SESI-SP estima ampliar seu alcance e o número de pessoas impactadas, incluindo a criação de um novo centro cultural na cidade de Rio Claro que está previsto para o segundo semestre deste ano. 

Além da produção e difusão cultural, tendo a educação como premissa fundamental para o desenvolvimento integral das pessoas, o SESI-SP atua com programas de formação cultural em teatro, dança e música, possibilitando que crianças, jovens e adultos ampliem seu repertório, desenvolvam o senso crítico e sejam protagonistas de suas vidas.

 

Centros Culturais no interior do estado

 

 

Centro Cultural SESI Campinas 

Avenida das Amoreiras, 450 - Parque Itália, Campinas (SP)

Horário de funcionamento: Quarta a sábado, 10h às 20h | Domingo, 10h às 19h 

Mais informações: https://campinasamoreiras.sesisp.org.br/ 

 

Acesse a programação

Centro Cultural SESI Ribeirão Preto 

Rua João Ignacchitti - Jardim Castelo Branco, Ribeirão Preto (SP)

Horário de funcionamento: quarta a sábado, 11h às 20h | domingo, 13h às 19h 

Mais informações: https://ribeiraopreto.sesisp.org.br/ 

Centro Cultural SESI São José do Rio Preto 

Avenida Duque de Caxias, 4656 - Vila Elvira, São José do Rio Preto (SP)

Horário de funcionamento: quarta a domingo, 10h às 20h 

Mais informações: https://riopreto.sesisp.org.br/  

Centro Cultural SESI São José dos Campos 

Avenida Cidade Jardim, 4389 - Bosque dos Eucaliptos, São José dos Campos (SP)

Horário de funcionamento: quarta a domingo, 10h às 20h 

Mais informações: https://saojosedoscampos.sesisp.org.br/  

Centro Cultural SESI Sorocaba 

Rua Gustavo Teixeira, 369 - Vila Independência, Sorocaba (SP)

Horário de funcionamento: quarta a domingo, 10h às 20h 

Mais informações: https://sorocaba.sesisp.org.br/ 

 

 

Leia também